Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Crônica
  • Gastronomia
  • Moda
  • Leitura
  • Viagem
  • Contato
Busca

Início Meus preferidos

Meus preferidos

Bruna Gomes outubro 31, 2013 Uncategorized

Tempo de leitura: 5 minutos


Gente, estou super leitora esses dias! Eu sempre fui e sempre vou amar ler, mas estou especialmente dedicada a isso ultimamente. Então aí vai mais um post super especial sobre livros. Dessa vez vou mostrar os livros que eu tenho sobre Jornalismo e os que eu mais gostei de ler. Espero que gostem!





Manual do Foca

Adorei esse, porque me ajudou super na hora de estudar. Ele mostra os princípios básicos do jornalismo de forma simples e dinâmica. Uma leitura boa para quem ainda está em dúvida sobre que curso escolher e está pensando em fazer Jornalismo. Para quem não sabe, foca é a maneira que os jornalistas inexperientes ou iniciantes são chamados. Muito legal mesmo!

Sinopse:

Não é raro que o mesmo jornalista entreviste hoje um astro de rock, amanhã seja escalado para conversar com um político e no dia seguinte cobrir a coletiva de uma cientista renomada. E como conseguir boas matérias de personalidades tão diferentes? Como dominar tantas informações e torná-las inteligíveis ao leitor? Este livro mostra as técnicas do jornalismo, da pauta e do texto. Ao embasamento teórico, a professora da UnB Thais de Mendonça Jorge agrega a experiência adquirida em alguns dos principais meios de comunicação do país. Assim, Manual do Foca: um guia de sobrevivência para jornalistas explica conceitos como notícia, lide e pirâmide, sempre recheado de exemplos. Ainda trata, com especial atenção, da pauta, da reportagem, da apuração e da entrevista. Para quem ainda não está familiarizado com o jargão da área, o glossário certamente esclarece as principais dúvidas. Guia imperdíveis aos jornalistas, estejam eles nas redações ou nas salas de aula.
Editora: Contexto / 231 páginas / autora: Thais de Mendonça Jorge
Jornalismo Diário 
Esse livro me acompanhou durante o terceiro ano. Quando eu cansava de estudar para o vestibular ou ia mal em alguma prova importante, eu corria para ele e recuperava a vontade de estudar. Ele mostra com muita clareza quase tudo o que um jornalista precisa saber para começar a carreira. É tudo muito explicado, com uma linguagem super acessível. A autora é um amor e eu tive a oportunidade de conhecê-la numa palestra aqui na Puc Campinas. Me fez gostar mais ainda do livro! 
Sinopse:
Dinâmico e interativo, Jornalismo Diário busca responder às dúvidas mais comuns de jornalistas iniciantes ou que já estão trabalhando em Redações. Ampliando a experiência de mais de dez anos à frente do Programa de Treinamento da Folha, Ana Estela de Souza Pinto conta casos reais, histórias e exemplos de renomados jornalistas. Sem a pretensão de ser um “manual completo”, este livro, de uso prático e diário, apresenta os fundamentos da profissão e dá dicas e sugestões de exercícios. Trata também das principais ferramentas de trabalho, do perfil de um bom jornalista, dos primeiros dias na reportagem e das formas de ingressar no mercado de trabalho.
Editora: Publifolha / 340 páginas / autora: Ana Estela de Souza Pinto
Aprender Economia

Vocês devem estar me achando louca… Mas a razão por eu ter escolhido esse é maior. Ele traz uma super clareza para uma das matérias mais importantes do curso de jornalismo. Economia, para mim e para muitas pessoas, é algo muito complicado de entender. Esse livro me ajudou demais! Ele foi escrito por Paul Singer, um professor da Unesp. Ele tem uma didática fantástica e faz qualquer um entender o básico da Economia. 
Sinopse:
Se saber economia hoje é uma necessidade, nada melhor do que um livro preocupado com as pessoas comuns que na maioria das vezes não conseguem entender o “economês” que ouvem ou leem por aí. Resultado de um curso ministrado por Paul Singer, este livro trata a economia numa linguagem acessível e didaticamente consegue transmitir conhecimentos indispensáveis ao exercício da cidadania.
Editora: Contexto / 202 páginas / autor: Paul Singer
Com todas as letras – O português simplificado
Com todas as letras – O português simplificado tira as dúvidas mais corriqueiras que a gente pode ter no meio do caminho. Seria bom se todo mundo tivesse um desse. Mesmo ele sendo mais para consulta do que para uma leitura contínua, tem uma importância enorme!
Sinopse:
Com todas as letras – O português simplificado apresenta os principais erros do idioma e a melhor forma de evitá-los. Em linguagem acessível a leitores de todas as idades, aborda as questões gramaticais e de estilo que suscitam dúvidas com maior frequência. Esta nova edição está integralmente adaptada à reforma ortográfica vigente a partir de 1º de janeiro de 2009. Dessa forma, receberam especial atenção assuntos como a acentuação gráfica e o emprego do hífen, cujas regras sofreram muitas modificações pelo novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O livro, no entanto, não se limita somente a esses temas, tratando também de outros tópicos importantes, tais como a crase, a concordância, a formação do plural, a regência, o uso dos verbos, a grafia, a pronúncia e o emprego correto das palavras e locuções (principalmente aquelas que costumeiramente induzem pessoas ao erro). O texto e o conteúdo do livro foram totalmente revistos e atualizados, e os exemplos antigos, trocados por novos. O resultado aí está: uma obra afinada com a língua portuguesa de hoje, no estilo único e incomparável de Eduardo Martins. Com todas as letras – O português simplificado é uma ótima referência para aqueles que querem se expressar de maneira simples, fluente, correta e elegante.
Editora: Moderna / 277 páginas / autor: Eduardo Martins

Sobre Bruna Gomes

Bruna Gomes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 23 anos, louca por comida, livros e viagens. Sou muito apaixonada por tudo que faz o olho brilhar e o coração bater mais forte. O Blog da Bru é um desafio diário para mim. Espero conseguir traduzir em palavras tudo o que eu acredito ser importante para os meus leitores. Sejam bem vindos e voltem sempre!

Twitter Facebook

Artigos relacionados

  • Los Paleteros, em Sorocaba

  • Um café, um chá e alguns quadros…

  • Melhores posts de Dezembro

  • Concorram a duas camisetas da Cusko!

  • Blog da Bru em Londres: 5 lugares que preciso conhecer

  • Sede de mudança

Artigo anterior Forgiveness and Love
Próximo artigo Batom Pink Nouveau, da Mac

Bruna Gomes

Jornalista, 23 anos, sorocabana, filha única, apaixonada por livros, revistas, jornais, comida, viagem, Londres, restaurantes e livrarias; organizada demais, taurina demais, fitness de menos. No Blog da Bru, você encontra pequenos fragmentos de mim. Obrigada pela visita e volte sempre!

Saiba mais

Publicidade

Siga a Bru

ÚLTIMAS

  • LONDRES E TORONTO: quais as diferenças? (parte 2)
  • LONDRES E TORONTO: quais as diferenças? (parte 1)
  • Sedentária aos 23
  • Receita de panqueca sem farinha e sem açúcar
  • Chata pra livro

Tags

Alimentação saudável Arte Campinas Cinema Comida Comidas Criatividade Crônica Crônicas Cult Desabafo dica Dicas Faculdade Festas Filme Foto Gastronomia Inauguração Indaiatuba indicações Intercâmbio Jornalismo Lançamento Leitura Literatura livro Livros Londres Maquiagem Moda Moda e Make Mundão News Profissões Raphael Linares receita Saúde Sorocaba São Paulo Treinador de Cães Treinamento Viagem Vida de estudante Vídeo

Encontre o Blog da Bru nas redes sociais <3

© Todos os direitos reservados | DESENVOLVIDO POR KRYPTONITA COMUNICAÇÃO em parceria com a CLICK CODE

· 2018

  • Home
  • Crônica
  • Gastronomia
  • Moda
  • Leitura
  • Viagem
  • Contato