Dicas essenciais para o seu blog

Tempo de leitura: 4 minutos

Oi, gente!
Na semana passada, conheci o pessoal da Kryptonita, uma empresa de comunicação 360º, que oferece serviços de marketing digital, redes sociais e assessoria de imprensa. Eu e a equipe da Kryp estamos planejando algumas mudanças boas aqui para o blog que vão melhorar muito o conteúdo, layout e muito mais! Bom… Aproveitando que eles sabem tudo sobre o mundo virtual, blogs e afins, pedi ao Roberto Ronzella, integrante da equipe, umas dicas para vocês aplicarem no site de vocês!
Vamos lá?

Dica 1: Qual é o seu público?

Uma das coisas mais importantes que você precisa saber para ter um bom blog é saber com quem você está falando. Você precisa saber exatamente como se posicionar perante o seu público, pois existem diversas maneiras de se comunicar no meio digital. Por exemplo, você pode se portar de uma forma no Facebook, de outra no LinkedIn, e de outra em seu blog, ou até mesmo igual em todas, mas para você identificar isso precisa conhecer o seu público. O Google Analytics é uma boa maneira de coletar dados sobre seu público e, assim, você pode adequar o seu conteúdo e o estilo que você escreve. De nada adianta você usar um linguajar formal e técnico para um público jovem e descolado.

Dica 2: Crie pautas!

Pode parecer fácil ter um blog; muita gente pensa que basta você sentar na cadeira, ligar o computador e começar a escrever, mas não é bem assim que as coisas funcionam. Para que você melhore seu conteúdo, escolher a pauta certa é essencial. Uma forma de acertar nas escolhas é realizar pesquisas. Mesmo que você conheça muito bem o seu público, é muito importante que você pergunte sobre o interesse dos seus leitores. Você pode usar ferramentas como o pesquisador de palavras-chave do Google Adwords ou o Google Trends para identificar tendências. Também, há o Topsy e o Trends Map, ferramentas úteis para conseguir essas informações.

Dica 3: Fique atento ao tamanho do texto

É claro que o texto precisa ser interessante, mas de nada adianta escrever um artigo fenomenal e ele possuir infinitos parágrafos! Não é justo o leitor se cansar durante a leitura do blog. Normalmente, os blogs são lidos no momento de lazer e precisa ser algo prazeroso. Para ajudar na dinâmica do texto, insira imagens e faça parágrafos mais curtos. Investir no humor pode ser uma boa escolha! De qualquer forma, não faça um conteúdo muito curto. Procure utilizar no mínimo 600 palavras. A ferramenta Webxtool pode te ajudar com isso. Mesmo com todos esses detalhes, veja o que o SEU público gosta. Existem blogs excelentes que publicam artigos de 300 palavras; assim como existem blogs que criam conteúdos maravilhosos com mais de 3 mil palavras.

Dica 4: Eles querem aprender!

Ensine algo importante! Se lembre sempre que as pessoas que estão lendo seu conteúdo estão buscando aprender algo. Elas estão carentes de bons conteúdos, querem terminar de ler o seu artigo, passar para o próximo ou esperar um novo ansiosamente. O Story Telling é uma ótima ferramenta, muito utilizada por publicitários e jornalistas. Tenha em mente que pessoas amam histórias e isso vai fazer com que você se aproxime do seu público!

Dica 5: Cuidado com o português!

Independente do público, o seu blog nunca, jamais deve conter erros de ortografia. Você pode seguir uma linha mais “cool”. Mas, lembre-se, mesmo as mais descoladas fazem questão de ler um texto correto, que segue a norma culta da língua portuguesa. Você também pode usar o “internetês”, sem exageros, mas cometer erros de ortografia é outra coisa!

Dica 6: Interaja com o seu público

Peça para que as pessoas comentem no post! Isso faz com que seu blog seja visto pelos mecanismos de busca como um blog de mais relevância.

Dica 7: Faça bom uso dos links

Insira links interessantes que ajudem o seu público a compreender melhor o que você está falando. Melhor ainda se o link for algum conteúdo seu, pois isso gera ainda mais relevância para os mecanismos de busca.
E aí?
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